3/26/2012

Síndrome da Pressa

A Internacional Stress Management Association do Brasil (Isma – BR) – Entidade Internacional que estuda as causas e efeitos do estresse, divulgou recentemente que 1 a cada 3 profissionais brasileiros sofre do distúrbio chamado síndrome da pressa. Comportamento crônico e injustificado em que predominam a impaciência e a ansiedade na solução das situações cotidianas. Sintomas: sono agitado, tensão constante, intolerância e dificuldade de memorização

Essas pessoas questionam o tempo todo se vão dar conta de tudo o que tem para fazer o que gera muita ansiedade . Outra característica, segundo Ana Maria Rossi, psicóloga, PhD, presidente da ISMA, é agitação ao falar, andar e escrever. Tem geralmente intolerância no trânsito e na fila do supermercado.

A tensão constante gerada pode causar dores musculares, cansaço crônico, insônia, Azia, hipertensão e aumento no nível de ansiedade, porta de entrada do estresse, que pode desencadear doenças sérias como infarto, gastrite e úlcera. O pior de tudo isso é que a pessoa não percebe que está agindo assim , incorporando um padrão de comportamento sempre conduzido pela pressa.Nesse padrão, a falta de organização mais sistemática, leva o indivíduo a manter-se acelerado no dia a dia.
Esse comportamento se torna tão automático que o indivíduo já não sabe mais se tem pressa ou não, faz sempre tudo com pressa....

Para desacelerar é preciso querer mudar. Bem não precisa nem dizer que as pessoas que apresentam a síndrome da pressa no trabalho tem seu rendimento prejudicado. Dificuldade de concentração, falta de memória e intolerância com as pessoas que tem ritmo mais lento.

Segundo Christian Barbosa , especialista em gestão do tempo e produtividade, as pessoas que tem a síndrome da pressa, tem dificuldade de prestar a atenção em pequenos detalhes o que pode atrapalhar muito a atividade exercida. Imagine então um líder apressado que apressa seus colaboradores o dia todo, ao final do expediente teremos pessoas extremamente cansadas, irritadas e estressadas. É preciso reconhecer seu próprio ritmo e buscar alternativas para diminuir o estado de alerta constante.

Muito da sensação de excesso de tarefas vem da desorganização da rotina de trabalho. Nesse caso é preciso se perguntar o que estou fazendo com meu tempo?
Muitas pessoas perdem horas do dia com tarefas que não são prioritárias e quando vêem o dia acabou e o que era importante ficou para trás.
É preciso buscar atividades como yoga, meditação, etc que ajudam a desacelerar , bem como aprender um programa de gestão do tempo.
Segundo Christian Barbosa, a primeira coisa que a pessoa que tem síndrome da pressa precisa fazer para reduzir o ritmo é adotar um método que auxilie o planejamento, ou seja a forma como vai organizar suas demandas. Depois é preciso ter ferramentas que ajude como: agenda, caderno, planilha, software, smartphone, etc. A terceira atitude é passar para a ferramenta escolhida as tarefas a serem realizadas.

Tirando essa demanda do seu cérebro é mais fácil encontrar tranqüilidade.

Por fim, basta sincronizar as tarefas. Nessa fase , segundo Christian é possível sistematizar uma rotina, programar períodos maiores com antecedência e trabalhar com a previsibilidade.

É muito importante cuidar da síndrome da pressa, já que não afeta só o rendimento no trabalho, mas também afeta a saúde física e emocional, pois estão sempre ansiosos vivendo o futuro e perdendo sempre de viver pequenas e importantes alegrias do presente. O presente passa e a pessoa está sempre esperando para viver e ser feliz....esse sim é um grande motivo para cuidar e já dessa síndrome. Então, se identificou? Não espere mais procure ajuda e mude seu dia a dia já. Você merece isso!

Dicas:
-Organize tudo que tem para fazer em uma lista diariamente. Pode ser em um papel , agenda ou caderno.Assim conseguirá se planejar.
- Faça a lista considerando 3dias a frente, para poder ter folga e, eventualmente, incluir itens urgentes de última hora.
-Concentre-se em uma atividade. Quem faz muitas coisas ao mesmo tempo, perde 30% do seu rendimento.
- Não interrompa as tarefas. Reserve os intervalos para espaço entre uma coisa e outra.
- Depois do almoço deixe tarefas mais simples, já que perdemos energia e demoramos mais para voltar ao ritmo.
Fonte: Triad Productivity Solutions

2 comentários:

  1. BOA TARDE, EU JÁ TIVE AULA A MUITO TEMPO,NA UNNIMEP COM ELAINE, ELA É FANTÁSTICA APRENDI ALGUNS EXERCICIOS QUE FAÇO DIARIAMENTE.
    MAS EU ACHO QUE SOU MUITO RAPIDA EM TUDO. SERA QUE TENHO Á SINDROME DA PRESSA.
    QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS
    ANA OU ELAINE ME AJUDA
    ABRAÇOS ESTHER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Esther obrigada por escrever. Dizer que é síndrome da pressa sem uma análise mais pontual, é complicado.
      Siga as dicas acima, se policie todos os dias e treine ser mais calma, organizada nas coisas, com mais foco e vá melhorando aos poucos.Mudar é difícil porisso precisa ser devagar, dia a dia. Qualquer coisa, se precisar pode marcar um atendimento 34338024.Sucesso para você. Abs Elaine Curiacos

      Eliminar

obrigado pelo seu comentário ele é muito importante !